Comunicar pode ser fácil... Se no tempo que a vida nos permite procurarmos transmitir o essencial, desvalorizar o acessório e contribuir, num segundo que seja, para que a mensagem se assuma como tal e não como um universo de segredos...

10
Jul 09

Impresa, News Corporation, Axel Springer, RCS e Lagàrdere são alguns grupos de media europeus que estão a reivindicar “medidas urgentes na protecção da propriedade intelectual na internet”, num documento ontem entregue à comissária europeia Vivianne Reading, denominado Declaração de Hamburgo.

 

”A internet proporciona numerosas oportunidades para o jornalismo profissional - mas apenas se a base de rentabilidade permanecer segura através dos canais de distribuição digitais.

 

Actualmente isto não acontece”, pode-se ler na declaração. “Vários fornecedores de conteúdos estão a utilizar as obras de autores, editores e organismos de radiodifusão sem pagar a devida compensação.

 

A longo prazo, esta prática põe em causa a criação de conteúdos de alta qualidade e a existência do jornalismo independente”, continua.

 

A declaração começou como uma iniciativa de grupos de media alemães, tendo já sido assinado por 149 editores, e conta com o apoio da World Association of Newspapers and News Publishers (WAN-IFRA) e do European Publishers Council (EPC).

 

“Uma garantia fundamental de uma sociedade livre é uma imprensa livre, diversa e independente.

 

Sem controlo sobre a propriedade intelectual dos direitos de autor, o futuro do jornalismo de qualidade está em jogo e com isso a nossa capacidade de prestar aos consumidores uma informação variada e de qualidade, educação e entretenimento nas diversas plataformas a que acedem.

 

Nesta declaração pedimos aos governos a nível mundial que apoiem o copyright de autores, editores e operadores audiovisuais na internet”, afirma Francisco Pinto Balsemão, presidente do EPC.

 

O organismo está a convidar os representantes dos grupos de media nacionais para, na próxima semana, assinarem esta declaração.

publicado por paradiselost às 12:50

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
14
16
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Contador de Visitas
Sobre mim e autores
pesquisar
 
links
blogs SAPO