Comunicar pode ser fácil... Se no tempo que a vida nos permite procurarmos transmitir o essencial, desvalorizar o acessório e contribuir, num segundo que seja, para que a mensagem se assuma como tal e não como um universo de segredos...

20
Fev 05
É cada vez mais consensual que vivemos o primado da imagem. Este facto é exponencialmente visível no período do Natal. Em nome de “um espírito natalício” as empresas promovem iniciativas cuja promoção, interna e externa, fica, habitualmente, a cargo dos departamentos de relações públicas.
Isto aconteceu: sob pretexto da aproximação e participação dos funcionários na empresa, o director do departamento exigiu um programa de festas natalícias alargado.
A voz do “advogado do diabo” não hesitou em disparar: “Este ano, foi feito o jornal interno da empresa(?); Já existe a caixa de sugestões(?); Os funcionários foram correctamente informados das decisões da empresa(?); Houve uma acção visível para activar os processos de comunicação entre os departamentos(?); enfim, advogava, este programa de Natal não terá laivos de falsidade quando outras actividades do departamento não passaram do papel(?)”.
A resposta do director foi: “Esta é a melhor altura para mostrar uma mudança e promover a comunicação activa dentro da empresa.” O princípio mereceu a anuência do departamento mas o problema permaneceu: como fazer corresponder este esforço de comunicação interno evitando a prática do aparente? Com verdade e naturalidade!? Certo é que – permitindo-se o trocadilho – à mulher de César não basta parecer tem que ser.
cicero de braga
publicado por Marco Freitas às 21:38

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Fevereiro 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

21
22
23
24
25
26

27
28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Sobre mim e autores
pesquisar
 
links
blogs SAPO