Comunicar pode ser fácil... Se no tempo que a vida nos permite procurarmos transmitir o essencial, desvalorizar o acessório e contribuir, num segundo que seja, para que a mensagem se assuma como tal e não como um universo de segredos...

08
Set 05
A entrada da Prisa na comunicação social nacional, através da Media Capital, e a aquisição de activos da Lusomundo por Joaquim Oliveira são os mais recentes negócios do sector da comunicação. Uma novela que começou no início de 2005.
Quando a 11 de Janeiro de 2005, depois do Destak da Cofina, a Media Capital e a sueca Metro Internacional lançaram o Metro. um novo jornal gratuito. No mesmo mês, Horta e Costa admitiu vender a Lusomundo Media (LM) no decorrer do ano.
Numa reacção imediata, a 2 de Fevereiro, a Prisa, a Vocento, a Media Capital, a Cofina, a Controlinveste, a Sonaecom e João Pereira Coutinho com a Recoletos apresentaram propostas de compra da LM.
Em meados do mesmo mês, a Confina SGPS formalizou o spin off que deu origem à Altri, concentrando todos os activos de media do grupo.
A 25 de Fevereiro, a PT escolheu a Controlinveste, num negócio de 300,4 milhões de euros. O processo foi depois avaliado pela Autoridade da Concorrência que pediu parecer à Alta Autoridade para a Comunicação social.
O ano está a ser marcado por uma verdadeira dinâmica no sector. Em Março, com o novo Governo, Augusto Santos Silva, ministro com a pasta dos media, lançou na agenda a criação da nova entidade reguladora e da nova lei da concentração.
No mês seguinte, a Alta Autoridade para a Comunicação Social aprovou a venda da LM a Oliveira, recomendando para o efeito a venda de “O Jogo”.
No mês de Junho, a Sonaecom anunciou o novo serviço concorrente da TV Cabo da PT. Gerando forte expectativa no meio.
Por fim, em Julho, a Media Capital negociou a troca de participações com a espanhola Prisa, criando novas expectativas no mercado nacional.
publicado por Marco Freitas às 19:09

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