Comunicar pode ser fácil... Se no tempo que a vida nos permite procurarmos transmitir o essencial, desvalorizar o acessório e contribuir, num segundo que seja, para que a mensagem se assuma como tal e não como um universo de segredos...

02
Mar 08
Para os mais atentos as questões económicas, a notícia não surpreende: o PIB da Madeira é o segundo mais alto de Portugal.
Este indicador, aceite internacionalmente e também, óbvio, pela União Europeia, dá a medida global da riqueza de uma região ou país. Apesar disso, esta medida tem servido os mais diversos disparates da política, e de outros sectores, do universo madeirense.
O que merecia ser uma discussão séria sobre o modelo económico para o futuro é actualmente arma de arremesso entre os partidos com o objectivo de medir o sucesso ou insucesso de uma política governamental.
A comunicação social tem reflectivo este debate, quase sempre de uma forma fidedigna, dando voz às diferentes perspectivas sobre a questão. Mas, como tenho defendido várias vezes, o papel da comunicação social tem de ser outro, tem de ser mais interventivo, na medida em que pode colocar as questões certas para poder oferecer à opinião pública as melhores respostas possíveis. Claro está, sem uma agenda pré-definida, sem preconceitos, sempre em prol do esclarecimento rigoroso, não partindo de conclusões mas de meras hipóteses.
Ou seja, no caso em apreciação, perguntar por exemplo, porque é que todos assumem que países como Irlanda e o Luxemburgo são desenvolvidos, com base na mesma medida do PIB, e que a Madeira não o é? Perguntar de que forma concreta é que a Madeira ainda pode crescer mais, sem análise tendenciosas com dois pesos e duas medidas.
O tema é importante e tem sido integrado num conjunto de várias batalhas políticas. Por isso, é fundamental que a comunicação social saiba interrogar os decisores e os actores políticos sobre o sentido de responsabilidade que lhes é exigido pelos mandatos que o povo eleitor atribui designadamente para pensar o melhor futuro para todos os madeirenses e não só para determinadas categorias….
publicado por Marco Freitas às 09:35

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Sobre mim e autores
pesquisar
 
links
blogs SAPO