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Out 08
A Imprensa espanhola foi obrigada a reduzir os seus custos face à crise e a uma queda de cerca de 30% das receitas publicitárias, avançou um responsável do grupo Unidad Editorial.

António Fernadez-Galliano, director-geral do Unidad Editorial - que edita os diários espanhóis "El Mundo" e "Marca" - admitiu que esses cortes estão a ser aplicadas no grupo, sem adiantar mais pormenores, numa altura em que o mercado especializado tem divulgado numerosas reduções de empregos nos jornais espanhóis.

O Unidad Editorial, controlado pelo grupo italiano RCS (que detém o italiano "Corriere de la Sera" e já deteve os portugueses "Diário Económico" e "Semanário Económico"), publica títulos em Espanha como o generalista "El Mundo" (vendas de 330 exemplares por dia) e o desportivo "Marca" (cerca de 320 mil exemplares), além do económico "Expansion" (50 mil). De acordo com o responsável, a Imprensa diária local está a sofrer as consequências das crises financeira e imobiliária locais, devendo as suas receitas publicitárias cair globalmente mais de 10% este ano. Nos últimos dois meses, o investimento publicitário em Espanha recuou 30%. O sector deverá ser alvo de reestruturações, admitiu, escusando-se a comentar informações sobre uma possível fusão entre os grupos Planeta e Vocento. O director-geral do Unidad Editorial notou ainda que a Imprensa gratuita (distribui 4 milhões de exemplares) se desenvolveu fortemente desde 1998, apesar de não ter prejudicado os jornais pagos, cujas vendas se mantêm estáveis.

Fonte: JN
publicado por Marco Freitas às 09:33

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