Comunicar pode ser fácil... Se no tempo que a vida nos permite procurarmos transmitir o essencial, desvalorizar o acessório e contribuir, num segundo que seja, para que a mensagem se assuma como tal e não como um universo de segredos...

13
Nov 08
images.jpg

A Sojormedia, holding de comunicação social do grupo Lena, sediada em Leiria, está a recrutar candidatos a jornalistas para um novo projecto que inclui um jornal diário de expansão nacional, através de candidaturas realizadas exclusivamente pela Internet.

O recrutamento, sustentado na página www.queroserjornalista.com, decorre em quatro fases, até ao início de Dezembro e destina-se a estudantes e licenciados de várias áreas, com menos de 26 anos.

«Pretende seleccionar 25 candidatos a jornalistas, dos quais 10 a 15 deverão integrar a redacção. O número final pode variar», disse Francisco Santos, administrador do grupo Sojormedia. Acrescentou que o processo de selecção vai incluir desafios multimédia aos candidatos «que só serão revelados à medida que o recrutamento avança».

«Ainda não podemos desvendar o que vamos pedir aos candidatos, mas acreditamos que o jornalismo é feito de texto, som e imagens. O desafio passará por aí», afirmou.

Segundo o responsável da empresa de comunicação social ao optar pelo recrutamento online, a Sojormedia pretende por um lado, chegar ao maior número de candidatos e de áreas de formação, dado o endereço da página «permitir uma divulgação mais fácil e mais rápida, potenciando a divulgação do projecto através de redes sociais e da Internet».

Por outro lado, os promotores pretenderam «desburocratizar» o processo de candidatura, «dispensar as pilhas de papéis» e adequar os currículos às necessidades do projecto.

«Os campos que estão presentes no formulário são os que vamos valorizar na análise dos currículos. Isso aumenta a transparência e garante que todos os candidatos serão analisados segundo os mesmos parâmetros», argumentou Francisco Santos.

A página Internet, adiantou, possui informação sobre o concurso «em tempo real»: «Isto nunca seria possível num processo convencional», frisou.

A primeira fase de candidatura teve início a 08 de Novembro e decorre até dia 16 e a Sojormedia, embora não avance números, tem recebido candidaturas a um ritmo «elevado» nos primeiros dias.

A empresa pretende contratar jornalistas oriundos de várias áreas de estudos - Matemática, Ciências Humanas, Biologia, Gestão, História ou Comunicação Social - licenciados ou com frequência universitária, com carta de condução e disponibilidade total, mas afirma que ainda não possui dados estatísticos sobre a formação académica dos candidatos que já se inscreveram.

Na quarta fase de selecção, a Sojormedia vai escolher os 25 candidatos que integrarão um seminário de formação «com convidados e oradores de várias áreas». Desse grupo de 25, sairão os 10 a 15 jornalistas do novo jornal diário, previsto para estar nas bancas em 2009, em data ainda não determinada e sediado na Grande Lisboa.

A Sojormedia é o maior grupo nacional de comunicação social regional, englobando sete publicações - um diário e seis semanários regionais - nos Distritos de Aveiro (O Aveiro e Jornal da Bairrada), Coimbra (Diário As Beiras), de Leiria (Região de Leiria e O Eco), Santarém (O Ribatejo) e Viseu (Jornal do Centro). A holding para a comunicação social do grupo Lena integra ainda a Rádio Antena Livre (Abrantes), é accionista de uma gráfica e possui uma central de venda de publicidade na imprensa regional e uma editora de livros.

Fonte: DD
publicado por Marco Freitas às 16:35

Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
14
15

16
22

23
25
29



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sobre mim e autores
pesquisar
 
links
blogs SAPO