Comunicar pode ser fácil... Se no tempo que a vida nos permite procurarmos transmitir o essencial, desvalorizar o acessório e contribuir, num segundo que seja, para que a mensagem se assuma como tal e não como um universo de segredos...

29
Mar 05
O debate é uma das formas mais directa e livre de expressão de vontades e ideias. Por isso, o *astrisco* decidiu criar este espaço. O astrisco

...E como sexta-feira ando mais liberto do stress...só hoje respondo ao Astrisco! Quando disse: "discordo em absoluto quando defendes que 'a nossa postura (de um jornalista) pouco interessará a um governo de maioria'", eu respondo e reformulo a minha opinião e vontade de continuar a "denunciar o que está mal, informar o que está bem!".
Pouco me importa se o goevrno é rosa ou laranja, preto ou branco....tenho, felizmente, espaço num órgão de comunicação social e uma carteira profissional que me habilita a escrever e a dar a cara pelas notícias publicadas...E, para mim, isso é que interessa! No dia que deixar de ter hipótese de o fazer, se tiver forma e como, continuarei a tentar denunciar o errado, informar o certo! Repito: Governo nenhum, homem nenhum me impedirá de o fazer só pela simples pressão...Se tal acontecer, ou morto ou "amordaçado"...(desculpem o meu exagero! Sou assim, a escrever como o sou a falar...para quem não me conhece!). Sendo assim, concordo plenamente com a opinião do Roquelino Ornelas, desde o início "Em todas as legislaturas..." até ao fim "...sentido de cidadania."
Changing subject...e retomando o texto do Ricardo Freitas...a maior "terapia de choque" da informação foi dada, no passado dia 1 de Abril (curioso!!!), quando diversos órgãos de comunicação social televisivo (não ouvi as rádios...) anunciaram, citando a CNN que o tinha feito de "fonte segura e próxima" do Vaticano, que o Papa tinha morrido....isso foi 24 horas antes do anúncio oficial!!! Discutamos estes erros....pelo simples interesse da "cacha"...e depois pensemos nas campanhas "sujas" contra uma estilista que não tem bom senso de ver que uma coisa é matar os animais pela carne e para nos alimentarmos e outra coisa bem diferente é lavar as mãos sobre a carnificina de dezenas de milhar de focas-bebé no Canadá....por simples interesse comercial das peles, alvas e puras, que estas "crianças" têm!!! Isso mesmo defendeu a Fátima Lopes na Sic Notícias (penso que na Quinta-feira), quando questionada sobre a polémica com a ANIMAL...ela simplesmente respondeu, com mais ou menos desenvoltura, que quem comia carne, mas condenava o abate de animais para uso das peles, era hipócrita...Bom!!! Gostaria de vê-la a defender o mesmo se - imaginemos o mais exageradamente possível - fossem crianças humanas...Será que ela defende o mesmo que se passa em África ou na Ásia ou na América Latina?! As crianças que morrem de fome e da guerra há dezenas de anos....são vítimas da sede de poder dos homens...as crianças da Europa ou dos EUA, que vivem o seu dia-a-dia sem saberem a realidade das coisas, não têm culpa!!! Correcto?! Portanto, não vamos colocá-las perante esta rosa cheia de espinhos, deixemo-las num mundo cor-de-rosa, onde tudo é lindo e doce!!! É destas realidades que saem os adultos que compram os casacos ou sapatos de peles de animais...!!! Tenho dito...
Francisco Cardoso

****

Certamente que muitos nós já nos deparámos com as imagens chocantes de homens a esquartejar animais vivos para lhes retirar as peles. Esta campanha desenfreada que tem como alvo a estilista madeirense Fátima Lopes, já despoletou um debate aceso e pouco consensual, felizmente. Em cartas do leitor do DN da Madeira já surtiram as primeiras reacções que condenaram a crueldade das imagens que mostram o videoclip divulgado pela "Associação Animal" e que pode ser consultado em www.animal.org.pt/fatimalopes.wmv. E assim a provocação conquistou o público.
Concorde-se ou não com o "vison" ou os casacos de pele, há outro aspecto que me deixa reticente e que lanço a todos vós, supervisores do circuito comunicativo que nos chega por todos os canais.
Se a crueldade foi a primeira palavra que me ocorreu após visionar essas imagens, hoje apraz-me questionar a manipulação, a força da mediatização e da propagação de uma campanha com imagens e mensagens lançadas em catadupa mas seleccionadas com bisturi. Fracções de filmagens montadas. Sobrepostas em sequência. Com frases alinhas. Ou desalinhadas. Difundidas num canal sem fronteiras, num cibermundo frágil em legislação e cujo remetente se confunde com o "provocador". Omisso.
Apraz-me questionar que associação é esta, porque lançou esta campanha (de prevenção, de sensibilização ou de choque?) neste período em particular, que mensagem pretende passar, que efeitos perversos está a ter junto do público e que ilações devemos daí retirar?
Se uma imagem vale mais do que mil palavras, dez retalhos de imagens valerá mais do que cem letras numa frase? Não acredito, mas estou certo de que esta "terapia de choque" da informação tem vencido a minha batalha.
Ricardo Freitas

****

A comunicação social e a política não se misturam, ou melhor não se deviam misturar. Um meio de comunicação social que decide vestir uma cor política não lhe deveria ser atribuído qualquer credibilidade. Não deixem que se confirme a ideia que a comunicação social move-se conforme a "onda". O papel da comunicação social SÉRIA é apenas relatar factos imparcialmente. Bom jornalismo. Roberto Xavier

****

Em todas as legislaturas, de todas as maiorias caberá aos jornalistas não se “ habituarem”.
A nossa missão é informar.
Sem omissões premeditadas , com honestidade, rigor , verdade dos factos e sentido de cidadania.
Roquelino Ornelas

****

Caro Francisco, és bem vindo ao debate. Tardou! Mas ainda bem que podemos contar com a tua colaboração e dos outros participantes para alimentar o que tem faltado neste País: debate. Aliás, ainda noutro dia, um participante lançava uma acha para a fogueira e, até ver, remeteu-se ao silêncio perante uma pequena provocação: afinal, algo que temos assistido muito nos últimos tempos lá pelos lados da governação... e satélites. Quanto ao teu comentário, discordo em absoluto quando defendes que "a nossa postura (de um jornalista) pouco interessará a um governo de maioria". Quando lançamos este debate, uma das questões subjacentes era precisamente a rendição da comunicação social em relação a um poder cuja hierárquia pode ser questionada. A tua opinião parece indiciar que não só a comunicação social deixará de ser o quarto poder como também perderá toda a influência política e social. Enfim, toda a credibilidade que conquistou com muito suor. Afinal quem dá corpo à opinião pública? *Astrisco*

****

Bem, antes de mais, quero atirar uma aos colegas e ex que se decidiram por este blog, em continuidade do boletim...Há alguns meses que sou altamente "instigado" a contribuir com a minha opinião! Pois bem, aceito...
Quanto à questão formulada, penso que a nossa postura pouco interessará a um governo de maioria, façam eles boas ou más acções governativas....Aliás, tal qual todos os governos de Portugal, ao longo desta jovem democracia, a postura da Comunicação Social só pode ter duas faces: denunciar o que está mal, informar o que está bem!
Agora, quanto ao acesso às informações oficiais, dependerá do estado de união desta maioria governativa, parlamentar e presidencial...pelo menos enquanto ela existir! Se quiserem informar informam, se não o quiserem, procuramos outros meios...
Os efeitos, nefastos ou benéficos, para a estabilidade do governo só se poderão sentir com o "tamanho da bronca" ou da cobertura jornalística que for feita pelo máximo de oŕgãos!!!
Há quem diga que os jornalistas portugueses são (quase) todos de esquerda - até pode ser verdade - , mas que ninguém diga que se este ou outro governo fizer asneirada, tendo o jornalista ou o órgão de Comunicação Social acesso à informação, se negará a publicá-lo ou a denunciá-lo!!! A menos que se sintam "porta-vozes"...
De resto, regionalizando um pouco a coisa, os jornalista madeirenses têm experiência na matéria que sobre para "ensinar" aos colegas, continentais e açoreanos, como devem lidar e informaros cidadãos, sem precisarem da confirmação da fonte governamental!!! Afinal, 30 anos (eu só tenho 27 de idade e 3 de Madeira...) a conviverem com um governo de maioria é "dose" q.b.!!! Com este governo socialista não será diferente (só a cor do partido)...

Don't U think?!

Saudações....Francisco Cardoso

****

O papel da comunicação social deve ser o mesmo. O que prevejo é alguma reserva do Governo, algum controlo da informação, não só porque goza de uma maioria absoluta, mas também porque já manifestou grandes reservas quanto à informação que passa para os jornalistas.
Como foi o caso da constituição do Governo.
MA

****

A comunicação social tem sempre o papel vital de informar com isenção e imparcialidade, independentemente da cor, ideologia ou órgão que constitua o poder político. Porém, o actual governo tem adoptado atitudes de alguma reserva que nos fazem questionar que postura teremos de imprimir de modo a garantir a liberdade de imprensa e o poder que nos assiste. Recorde-se a extrema reserva em relação à constituição do Governo, o controlo evidente e oculto desse novo poder politico em relação aos próprios membros que integram o Executivo, a segurança exacerbada no momento da posse do Governo e dos secretários de Estado. É ver os jornalistas sem a oportunidade de colocar questões. Os seguranças que garantiam o resguardo, através de um fosso cabal, que separava as câmaras fotográficas e de televisão dos senhores do poder. Tudo isto faz-nos questionar: que comunicação social pode merecer o país e até que ponto seremos todos passivos e complacentes?Ricardo Freitas

****

Não é por aí
De uma forma muito directa digo: os jornalistas não são estrelas de cinema. Quem quer ser o centro das atenções que mude de profissão. E opções é o que não falta.
Atenção que não estou a falar do reconhecimento do trabalho do jornalista. Não é isso que está em causa.
O que me faz confusão é ver um jornalista a apresentar uma peça e cinco minutos depois estar a comentá-la. Pior, já li artigos de opinião de jornalistas sobre matérias que os próprios escreveram umas páginas à frente, comentando as opiniões das suas fontes e dando-se a situação ridícula do leitor conhecer primeiro o comentário do jornalista e só depois ler o motivo para essa reacção. Esse é um caminho perigoso. Todos sabem que isto acontece, mas a maioria assobia para o lado.
Na televisão ainda é mais grave. Ainda há dias num programa de estação privada estavam dois jornalistas a apresentar a noite dos Óscares. Mas um deles, por se conhecedor dos “bastidores” da sétima arte [como se essa não fosse condição básica para estar a fazer o programa], ora apresentava, ora era entrevistado pela colega. Não é por aí...
Portanto, para a próxima legislatura espero menos espectáculo e mais jornalismo. Esta profissão não pode ser encarada como rampa de lançamento para qualquer coisa.
Resta-me apelar à atenção de todos para a futura entidade reguladora para a comunicação social. Espero que todos não paguem por alguns. Era só o que faltava…
Alberto Pita

****

Uma pequena provocação: O papel da comunicação social é precisamente o de proporcionar o debate (como este que estamos a desenvolver). Sem o diálogo informativo criado e desenvolvido pelos jornalistas através dos meios de comunicação social como manter a liberdade de opção, a escolha livre de ideias, a tomada de decisões sustentadas?
Não deveria haver nenhuma altura específica para debater o papel da comunicação social. Esse é, sem dúvida, um debate contínuo. Porquê fazê-lo no actual quadro político? Pelos sinais de controlo da informação que emite. Sob a capa de uma acção legítima de gestão informativa da actividade governativa, os actuais dirigentes do nosso País esperam contribuir para o sucesso económico, social e internacional de Portugal.
Sem confrontações. E se a comunicação social, num esforço raro de defesa dos destinos do País, limitar a sua função de contra-poder, não é verdade que o trabalho do Governo perderá um dos seus sistemas fiscalizadores?
Marco Freitas

****

CARO *ASTRISCO*

É VERDADE QUE O DEBATE É UMA GRANDE FORMA DE EXPRESSÃO... mas expliquem-me por favor a razão de se debater o papel dos meios de comunicação social em função da nova legislatura....
Roquelino Ornelas
publicado por Marco Freitas às 19:56

21
Mar 05
astrisco51.gif
Qual deve ser o papel o papel dos meios de comunicação social durante a próxima legislatura?


O debate é uma das formas mais directa e livres de expressão de vontades e ideias. Por isso, o astrisco decidiu criar este espaço.
publicado por Marco Freitas às 19:05

06
Mar 05
Estão aí tempos diferentes para a comunicação social nacional. A pedra de toque foi lançada por Vitorino na noite das eleições: habituem-se.
Finalmente assistimos à formação de um Governo sem as especulações habituais ou os jogos de cintura entre o Primeiro indigitado e a comunicação social. No entanto, tal facto comporta implícitos comportamentos e interesses que, no mínimo, devem ser questionados.
Se é verdade que houve um objectivo claro, e até louvável, de constituir uma equipa de Governo na mais pura das tranquilidades e sem pressões mediáticas, também é verdade que isso aconteceu porque a comunicação social cedeu, pela primeira vez em muitos anos, aos apelos e vontades de um Primeiro-ministro indigitado. Porquê?
Porque aceitaram que daqui para a frente irá ser assim? Porque, depois de terem protegido o líder vencedor das eleições durante a campanha, ainda permanece viva a onda de protecção, em nome de um bem maior que é o País? Porque o poder absoluto do Primeiro é mais forte de que esperavam?
Parece ser algo contraditório e estranho ver alguns comentadores e directores de jornais atacarem o líder do novo Governo pela política que está a seguir para a comunicação social, nada fazendo para efectivamente enfrentar essa postura? Afinal, onde param o direito à informação devida a todos os portugueses?
Está a comunicação social tão amputada da sua capacidade de reagir ao poder socialista? O que justifica este silêncio comprometedor?
Em menos de uma semana, foi possível verificar que uma das mensagens mais repetidas pelos jornalistas nos conteúdos noticiosos, independentemente do assunto em foco, foi o silêncio face às questões dos jornalistas e o desprezo pela sua presença.
O novo Governo tem o direito de querer orientar e controlar a sua estratégia de comunicação. A comunicação social tem o direito e o dever de respeitar essa política. Mas, para uma classe habituada a "furar" para conseguir notícias para abrilhantar as suas primeiras páginas ou a abertura dos noticiários o controlo é inaceitável. E se, numa primeira fase, a vontade do Primeiro foi respeitada, a verdade é que a passividade não vai durar muito mais tempo. A comunicação social é, por natureza, contra-poder, particularmente quando esse poder é hegemónico. Foi assim com Cavaco. Será assim com Sócrates? Veremos!
O que é indubitável é que até o leitor, ouvinte ou tele-espectador, mais distraído consegue ler nos espaços entre linhas que a cumplicidade da comunicação social com o poder político é um facto; e que os primeiros procuram, por vezes com vitórias retumbantes, orientar e ajudar a destituir e construir Governos. A questão que falta fazer é a seguinte: será que o tiro saiu pela culatra à comunicação social?
5 de Março de 2005
MPF
publicado por Marco Freitas às 16:42

Março 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
22
23
24
25
26

27
28
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Sobre mim e autores
pesquisar
 
links
blogs SAPO