Comunicar pode ser fácil... Se no tempo que a vida nos permite procurarmos transmitir o essencial, desvalorizar o acessório e contribuir, num segundo que seja, para que a mensagem se assuma como tal e não como um universo de segredos...

13
Jan 09
O jornalista e professor universitário Matt Thompson, da Universidade do Missouri, apresentou no início de 2009 um conjunto de dez questões pertinentes para a classe numa era de sobrecarga informativa, fornecendo pistas e sugestões de leitura para quem pretenda aprofundar cada item.

A reflexão de Matt Thompson foi publicada em Newsless.org, sítio onde o jornalista se propõe a contribuir para mudar o foco dos livros e conferências sobre jornalismo do habitual “como vamos contar ao público as notícias mais recentes” para “como vamos ajudar as nossas audiências a entender melhor o estado do mundo”, enfatizando a contextualização da informação.

Uma das preocupações do académico norte-americano é com os receptores da informação, sendo levantadas questões como “estamos a contribuir para que a comunidade esteja mais bem informada ou simplesmente para que ela se distraia?” ou “em que medida o que fazemos é importante para a nossa comunidade e porquê?”.

Focando-se sobretudo no jornalismo online, Matt Thompson apela ainda à reflexão sobre temas como: “A nossa preocupação é dar uma ‘estória’ mais completa ou dar a mais recente?”; “Estamos a sintetizar informação ou apenas a agregá-la?”; ou ainda “Como estamos a servir quem sabe (nada | tudo) acerca de um dado tema?”.

O professor da Universidade do Missouri apela ainda à necessidade de repensar a experiência multimédia e de fornecer à audiência maneiras de encontrar informação de forma clara (através das estruturas de navegação online) e rápida (mediante o uso de bons filtros).

Para último deixa uma curta reflexão sobre aquele que é, talvez, o problema mais difícil de resolver numa era caracterizada pela sobrecarga informativa: “Como podemos nós, jornalistas, gerir o excesso de informação que recebemos todos os dias?”
publicado por Marco Freitas às 15:15

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
14
17

18
19
20
21
22
24

25
26
27
28
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Sobre mim e autores
pesquisar
 
links
blogs SAPO