Comunicar pode ser fácil... Se no tempo que a vida nos permite procurarmos transmitir o essencial, desvalorizar o acessório e contribuir, num segundo que seja, para que a mensagem se assuma como tal e não como um universo de segredos...

24
Jan 13

 

 

 

O El País publicou uma foto falsa de Hugo Chávez entubado. Retirou a edição das bancas e retratou-se.

 

Há menos de uma semana comentava que uma das razões para o mau momento económico da jornalismo português era, entre outras coisas, alguma perda de credibilidade dos jornais e da informação produzida.

 

Ora, este caso infeliz vem comprovar a necessidade de se rever a forma de fazer jornalismo. É que, quando um jornal com a dimensão e responsabilidade do El País comete uma falha desta natureza fica muito dito a avanço que o mau jornalismo leva sobre o bom jornalismo.

 

Estou a referir-me a este escândalo – porque é a noticia do dia – mas também para sublinhar que o problema, infelizmente, não é só nacional. Muitos casos internacionais marcaram negativamente o jornalismo, contribuindo também para a má imagem cá dentro. É porque o jornalismo não tem fronteiras.

 

Sobre o caso em si há muitas perguntas que se podem fazer e muitas outras que não terão resposta. Qual a necessidade informativa de ver Chávez entubado? Que medidas foram tomadas para confirmar veracidade da foto, dada a sensibilidade do tema? Até que ponto é que o preço pago pela informação tem gerado oportunidades de fraude noticiosa? É este o jornalismo que se adivinha para o futuro? A leviandade editorial, a opção sensacionalista irá compensar os custos de imagem e até de audiências que o El País terá?

 

Não confundamos a árvore com a floresta. Mas que esta é uma árvore muito grande e influente na floresta é... Cria confusão. Não cria??!

 

Link para notícia

 

http://expresso.sapo.pt/foto-falsa-de-chavez-no-el-pais=f781825

 

http://internacional.elpais.com/internacional/2013/01/08/actualidad/1357674339_444745.html

publicado por Marco Freitas às 14:12

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
19

20
21
23
26

27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Sobre mim e autores
pesquisar
 
links
blogs SAPO