Comunicar pode ser fácil... Se no tempo que a vida nos permite procurarmos transmitir o essencial, desvalorizar o acessório e contribuir, num segundo que seja, para que a mensagem se assuma como tal e não como um universo de segredos...

23
Jul 10

Esta coisa de se ser "opinion maker" tem muito que se lhe diga e não é um mar de rosas.... Não é, certamente, uma tarefa fácil preparar e escrever artigos de opinião, com responsabilidade, de formar a conseguir marcar posições e a influenciar a opinião pública. Em definitivo, não é uma missão para todos. Uns, tem um dom natural que associado às suas capacidades cognitivas e culturais geram verdadeiros fazedores de opinião. Outros, por mais que tentem, independentemente das suas capacidades, simplesmente não chegam lá... O meu voto é que continuem a tentar. Há, ainda, outros, que foram e são empurrados para essas funções e, talvez por isso, lá se mantêm mais tempo na agenda dos mass media, sem reconhecer com humildade as suas fraqueza e os seus erros.

 

Finalmente, há a classe daqueles que julgam poder mandar e influenciar a vida interna das organizações com as suas "indispensáveis" palavras escritas ou ditas. Alguns apoiados em espécie de cursos superiores, desde a comunicação, à economia e à gestão, como se o canudo lhe desse alguma autoridade superior nas matérias da nossa actualidade, seja elas quais forem. Trata-se de um juízo pouco cuidado já que acontece amíude não pescarem nada dos assuntos que abordam, na essência, porque não percebem nem têm informação q.b. para comentarem.

 

Botar palavra é fácil, fazê-lo com correcção, rigor e responsabilidade é outra coisa. O que acontece quando não é assim? Cria-se um poço sem fundo de incoerências, de contra-sensos e ambiguidades, não raras vezes à pala de um mito de independência intelectual e quase sempre com a noção de que as costas são protegidas pelos meios de comunicação social e pela fama alcançada no público.

 

Cada um é livre de se expressar como quer e como pode. Mas, a sua liberdade acaba quando começa a dos outros. Por outras palavras, muitas vezes esquecem ou ignoram o velho ditado de "cada macaco no seu galho".

 

MPF

*astrisco*

Qual a medida do espaço que os comentadores devem ter?
publicado por Marco Freitas às 16:38

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
24

25
26
27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Sobre mim e autores
pesquisar
 
links
blogs SAPO