Comunicar pode ser fácil... Se no tempo que a vida nos permite procurarmos transmitir o essencial, desvalorizar o acessório e contribuir, num segundo que seja, para que a mensagem se assuma como tal e não como um universo de segredos...

13
Mai 10

Philip Hammond, professor na London South Bank University, reconheceu a existência de interferências da política nos média.

 

Citado pela agência Lusa, o especialistas sustentou que os políticos pretendem, com isso, “ter a melhor publicidade deles próprios”.

 

Porém também se verifica o contrário. Ou seja, os média tentarem, através das suas reportagens, interferir na política, referiu.

 

Falando especificamente sobre a cobertura de guerras, Philip Hammond admitiu registarem-se situações em que “jornalistas tentam pressionar políticos para que, de alguma forma, seja possível interferir em situações de crise e de abusos dos direitos humanos”.

 

Apontou o exemplo do conflito do Darfur, onde vários jornalistas perceberam que “aquilo que achavam que iam encontrar não era propriamente aquilo que viam no local”.

 

Nesta situação, acrescentou, muitos aproveitaram para extrapolar, apresentando títulos mais sensacionalistas, enquanto outros se limitaram a reportar o que viram.

 

Hammond vem a Portugal para intervir numa conferência, que se inicia esta quinta-feira no Porto, onde a relação entre os média e a política, nomeadamente a cobertura noticiosa de guerras e de campanhas eleitorais, vai estar em destaque.

 

Denominada ?Internacional Graduate Conference on Media and Communication?, a iniciativa é organizada pelos alunos da licenciatura e do mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.

 

Além de Philip Hammond, encontro tem ainda como orador convidado Paolo Mancini, professor de sociologia da comunicação na Universidade de Perugia, Itália.

publicado por paradiselost às 09:57

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
14
15

16
17
18
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contador de Visitas
Sobre mim e autores
pesquisar
 
links
blogs SAPO