Comunicar pode ser fácil... Se no tempo que a vida nos permite procurarmos transmitir o essencial, desvalorizar o acessório e contribuir, num segundo que seja, para que a mensagem se assuma como tal e não como um universo de segredos...

26
Nov 08
LCB5CAUMUGZ5CAY9H1TLCAX0PXQRCAGQS81DCAZL0Z8RCAAYF08BCAHW0X8RCATJBFNCCA7DF78NCANYHA49CANHTG5MCA1DIQ0RCAFPYX0XCAY6BXI4CA0519BDCA5DZPOACAQCGQ0FCA83FD9O.jpg

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) expressou grande preocupação com “as proporções alarmantes” das escutas a jornalistas e sindicalistas levadas a cabo pela Telekom alemã, considerando “inaceitável que a empresa possa usar indevidamente a retenção de dados para violar a protecção das fontes e a liberdade de imprensa”.

Para o presidente da organização, Arne König, “esta é a confirmação de que as regras de retenção de dados europeias têm sido usadas indevidamente em muitos estados-membros e que os jornalistas de toda a Europa enfrentam novas batalhas para proteger as suas fontes de informação”.

O caso da Telekom criou grandes incertezas na sociedade civil alemã e mereceu críticas dos sindicatos de jornalistas dju in ver.di e DJV, que exigiram uma remodelação total das regras de retenção de dados e uma garantia total contra a utilização indevida de todos os dados obtidos desde Janeiro.

“Infelizmente, nenhum jornalista na Europa pode ter a certeza de que o seu trabalho não está sujeito a vigilância oficial, de que os seus telefones não estão sob escuta e de que podem, com confiança, proteger as suas fontes”, afirmou Arne König, revelando estar atento a desenvolvimentos de casos similares em Itália, Suécia e Reino Unido com vista a levar a situação perante o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.
publicado por Marco Freitas às 17:53

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
14
15

16
22

23
25
29



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Contador de Visitas
Sobre mim e autores
pesquisar
 
links
blogs SAPO