Comunicar pode ser fácil... Se no tempo que a vida nos permite procurarmos transmitir o essencial, desvalorizar o acessório e contribuir, num segundo que seja, para que a mensagem se assuma como tal e não como um universo de segredos...

23
Nov 09

Três anos depois do arranque, a estação sediada em Paredes construiu um estúdio para poder fazer directos.

 

É um dos projectos de televisão, através da internet, bem sucedidos no Norte do país, com estúdio próprio, tecnologia de ponta, carros de exteriores e uma equipa de jornalistas e operadores de câmara a tempo inteiro.

 

Para manter o canal valsousa.tv - Vale do Sousa TV -, a empresa presta serviço multimédia a empresas da região.

 

Iniciou a actividade há três anos e, desde então, tem conseguido afirmar-se com um dos mais sólidos projectos de comunicação na região duriense.

 

Está ao serviço de um espaço regional com cerca de meio milhão de pessoas e conta as histórias do quotidiano de Paredes, Penafiel, Paços de Ferreira, Felgueiras, Lousada ou Castelo de Paiva. Notícias que correm o Mundo graças a uma equipa de jornalistas jovens, empenhados em mostrar reportagens e comentários locais.

 

"A valsousa.tv está próxima das pessoas, das instituições, e sentimos levar o nosso desejo de cultura, de notícias, de factos, do pulsar de uma região que se transforma diariamente, muito longe, por caminhos que a valsousa.tv percorre sempre que, num clique, chega aos olhares das pessoas", explica Rafael Telmo, fundador, proprietário e editor.

 

Além de exibir reportagens, documentários e entrevistas, o canal aposta em campanhas de responsabilidade social e ambiental.

 

Recentemente, construiu um novo estúdio de televisão para iniciar emissões em directo.

 

"A plataforma tecnológica esteve em testes e optimizações num determinado período, há cerca de quatro anos. Procurámos obter algo que ainda não existia em Portugal", assegura o proprietário.

 

Três anos volvidos, a equipa colocou on-line a versão Beta da nova plataforma criada com a experiência adquirida.

 

Seguindo a lógica de afirmação, o canal estabeleceu uma parceria com o SAPO vídeos.

 

"Este canal permite emissão de conteúdos em directo ou em diferido com uma pequena largura de banda".

 

Com instalações no centro da cidade de Paredes e com um estúdio HD com 30m2, régie, ilha de edição e redacção, a estação pretende realizar programas gravados ou em directo.

 

Como complemento, tem uma carrinha de exteriores com mesa "broadcast" HD, três câmaras HD e intercomunicação, sendo o equipamento amovível, o que permite a realização em qualquer local de directos com qualidade.

 

Para manter a sustentabilidade e gerir um orçamento de cerca de sete mil euros mensais e garantir o emprego a uma equipa de dois jornalistas e três operadores de câmaras, a estação estabeleceu parcerias com algumas autarquias da região e desenvolve actividades económicas complementares, desde o aluguer dos estúdios a serviços de publi-reportagens para empresas.

 

A ideia de criar um canal na Web remonta a Outubro de 2005. Na altura não existia qualquer projecto semelhante em Portugal.

 

O pioneirismo surgiu pela mão de Rafael Telmo, professor, na Escola E. B. 2/3 de Nevogilde, Lousada, local onde foi criado o primeiro canal de TV na Internet em Portugal.

 

Como tinha pequenos vídeos reportagens dos alunos, começou por chamar-se NetReporteres.

 

Diana Soraia e João Augusto foram os pioneiros da TV online em Portugal, orientados por este professor.

 

Nesta incubadora nasceu o projecto mais abrangente, a TV do Vale do Sousa, registado agora como órgão de comunicação social com o nome valsousa.tv.

publicado por paradiselost às 15:41

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

15
19
21

24
25
26
27
28

29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Sobre mim e autores
pesquisar
 
links
blogs SAPO