Comunicar pode ser fácil... Se no tempo que a vida nos permite procurarmos transmitir o essencial, desvalorizar o acessório e contribuir, num segundo que seja, para que a mensagem se assuma como tal e não como um universo de segredos...

28
Nov 08
Faial.jpg

Os cerca de 15 mil habitantes da ilha do Faial, nos Açores, vão dispor de Internet gratuita, através do projecto da Câmara Municipal da Horta para estender a rede sem fios a todas as freguesias do concelho.

João Fernando Castro, presidente do município, anunciou a intenção de alargar a actual rede de locais WiFi (actualmente disponível em alguns locais da cidade da Horta), a todas as freguesias do concelho.

Segundo explicou, as verbas necessárias para avançar com este investimento já estão previstas no Plano e Orçamento da autarquia para 2009, mas não revelou o montante total, uma vez que o documento não foi aprovado ainda em reunião de Câmara, nem da Assembleia Municipal.

De qualquer forma, o autarca entende que este não é um investimento muito avultado, tendo em conta o actual valor do mercado dos equipamentos a instalar.

O investimento será feito no âmbito dos protocolos de delegação de competências entre a Câmara Municipal e as treze Juntas de Freguesia do concelho, que aderiram todas a este projecto.

O presidente da edilidade disse, também, que a actual largura de banda disponível na cidade «nunca foi saturada», por isso entende que o serviço disponibilizado aos munícipes e a quem visita a ilha «é algo expedito e motivador do acesso às novas tecnologias».

Algumas Juntas de Freguesia da ilha já iniciaram, entretanto, a aquisição dos equipamentos necessários para instalar a rede wireless, antes mesmo deste anúncio feito pelo presidente da Câmara.

A autarquia, que tem promovido várias iniciativas ligadas às novas tecnologias, vai organizar, a 05 de Dezembro, a primeira «Horta LAN Party», uma iniciativa que visa juntar «jovens e graúdos» em torno dos desportos electrónicos.

Esta feira informática, dedicada sobretudo à juventude, conta já com mais de uma centena de inscritos e irá decorrer ao longo de 30 horas ininterruptas.

Sensibilizar as pessoas para as novas tecnologias, proporcionar às empresas do sector uma plataforma de comunicação e interacção com a população e com o sector profissional, são alguns dos objectivos deste evento.

A par da maratona de torneios de computador, seis ao todo, haverá no mesmo espaço uma área dedicada a crianças e uma zona de palestras, onde serão discutidas matérias como a postura e computação saudável, a tecnologia verde e os riscos online para crianças e jovens.
publicado por Marco Freitas às 21:24

Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
14
15

16
22

23
25
29



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sobre mim e autores
pesquisar
 
links
blogs SAPO