Comunicar pode ser fácil... Se no tempo que a vida nos permite procurarmos transmitir o essencial, desvalorizar o acessório e contribuir, num segundo que seja, para que a mensagem se assuma como tal e não como um universo de segredos...

11
Nov 09

 

 

 

 

 

 

 

O organismo regulador dos media instou a RTP a cumprir o pluralismo político-partidário, na semana em que CDS-PP e PCP anunciaram que iriam apresentar queixa por não terem sido convidados para o "Prós e Contras".

 

Esta deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) já estava a ser preparada desde Julho, mês em que o conselho regulador do organismo a divulgou e deu à RTP a possibilidade de responder.

 

A deliberação, aprovada com o voto contra de um dos conselheiros - Luís Gonçalves da Silva - "insta a RTP a cumprir com maior rigor o pluralismo político-partidário, em particular no que respeita à representação dos partidos políticos, com e sem representação parlamentar, cujos valores mais se afastam dos valores-referência definidos pela ERC".

 

Na deliberação, a ERC sublinha "o empenho manifestado pela RTP em trabalhar com a ERC no aperfeiçoamento do modelo de avaliação do pluralismo político-partidário".

 

O relatório sobre o pluralismo foi entregue em Junho à Comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República.

 

A ERC critica ainda que, "na informação diária da RTP 1, RTP2 e RTPN, a presença do PSD se encontre manifestamente abaixo dos valores-referência, tendência já identificada em 2007" bem como a "a presença residual, na informação diária da RTP1, RTP2 e RTPN, dos partidos da oposição sem representação parlamentar".

 

A ERC considera também negativa "a ausência, no ano de 2008, de representantes do CDS/PP, do PEV e de partidos sem representação parlamentar e a presença reduzida de representantes do PCP e do BE, no programa 'Prós e Contras', com repercussão na RTPN, onde as emissões analisadas foram reexibidas".

 

Esta semana, o CDS-PP e o PCP anunciaram que iriam apresentar queixa à ERC contra a RTP por não terem sido convidados para participar na edição de segunda-feira do programa "Prós e Contras" sobre prioridades da governação.

 

A Lusa tentou contactar o director de informação da RTP e o presidente da ERC, mas, até ao momento, tal não foi possível.

publicado por paradiselost às 16:12

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

15
19
21

24
25
26
27
28

29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Sobre mim e autores
pesquisar
 
links
blogs SAPO