Comunicar pode ser fácil... Se no tempo que a vida nos permite procurarmos transmitir o essencial, desvalorizar o acessório e contribuir, num segundo que seja, para que a mensagem se assuma como tal e não como um universo de segredos...

09
Nov 09

fotoparasitepedronorton.jpg

(Pedro Norton)

 

“No futuro, os grupos tenderão a viver com cada vez mais formas de receitas em que cada uma delas é cada vez menos relevante”, vaticinou na passada sexta-feira Pedro Norton.

 

O vice-presidente da comissão executiva da Impresa, que participou num painel do Cannes Review dedicado à emergência de um novo paradigma no sector publicitário, apontou para outras mudanças que vão ocorrer na indústria dos media.

 

Os grupos deverão “começar a propor soluções de comunicação que são verdadeiramente integradas e multiplataforma e deixar de vender páginas e audiências”.

 

Outro alerta: “Precisamos de integrar publicidade e conteúdos.” Esta abordagem terá impacto na gestão das próprias empresas de media.

 

“É necessário mudar a estrutura de governance das empresas de media em Portugal.

 

Num curto prazo, os grupos não estarão organizados em imprensa ou rádios, mas em divisões verticais, como comercial, marketing ou operacional”, referiu.

 

A integração das redacções será também inevitável.

 

“Os tempos em que era necessário comprar uma gráfica ou montar um estúdio de televisão estão ultrapassados”, referiu Pedro Norton, relembrando que o online veio reduzir a barreira de entrada de novos players no mercado.

 

É por isso que a distribuição de conteúdos é agora mais fácil, mais barata e pode ser feita para várias plataformas.

 

“Quem dita as regras é cada vez menos quem distribui e mais quem produz”, considerou.

 

O Cannes Lions Review, organizado pela MOP, terminou na estação do Terreiro do Paço em Lisboa e, durante três dias, apresentou os trabalhos premiados com leão de ouro na edição deste ano do Festival de Publicidade de Cannes.

publicado por paradiselost às 15:37

Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

15
19
21

24
25
26
27
28

29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sobre mim e autores
pesquisar
 
links
blogs SAPO