Comunicar pode ser fácil... Se no tempo que a vida nos permite procurarmos transmitir o essencial, desvalorizar o acessório e contribuir, num segundo que seja, para que a mensagem se assuma como tal e não como um universo de segredos...

09
Nov 09

 As notícias de encerramento de títulos de jornais chegam um pouco de todo o mundo, desde países menos desenvolvidos e com mais dificuldades económicas aos mais desenvolvidos.

 

Aparentemente, na maioria dos casos, as razões para o fecho de jornais são atribuídas à crise. Porém, em muitos das situações, a crise mundial só veio confirmar o estado de coisas que a comunicação social está a atingir, sem que queira reconhecer, e, por isso, insistindo em manter modelos de operação ultrapassados e sustentados em fórmulas rígidas...

 

De Espanha chega a notícia que a direcção do jornal “La Opinión de Granada”, pertencente ao grupo Prensa Ibérica, comunicou que o diário deixaria de ser publicado a partir de 6 de Novembro, pondo em causa 45 postos de trabalho. 

 

Eu sei que ainda consumimos muita informação através da comunicação social. Mas, também sei que, aos poucos, essa percentagem tem vindo a diminuir. Sei também que a credibilidade da informação veiculada pelos meios tradicionais começa a ser cada vez mais colocada em causa, na medida em que o cruzamento de informações originais e directas que se faz nas redes sociais mostra que o jornalista dá um versão incompleta dos factos... 

 

Não sou medium, mas se este estado de coisas não se alterar, a percepção que se tinha de que o papel demoraria mais tempo a desaparecer ou nunca desapareceria, começa a desvanecer-se... Até porque, todos somos potencialmente um fonte de informação e gozamos da liberdade de decidir que informação consumir sem a orientação de um terceiro...

 

 

Marco Freitas

publicado por Marco Freitas às 11:33

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

15
19
21

24
25
26
27
28

29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Sobre mim e autores
pesquisar
 
links
blogs SAPO