Comunicar pode ser fácil... Se no tempo que a vida nos permite procurarmos transmitir o essencial, desvalorizar o acessório e contribuir, num segundo que seja, para que a mensagem se assuma como tal e não como um universo de segredos...

15
Out 09

48% das elites políticas acreditam que o lobbying tem um contributo positivo para a democracia

Esta é uma das principais conclusões do Guide to effective lobbying, desenvolvido pela Burson-Marsteller, uma das maiores agências de Lobbying e Relações Públicas do mundo.

 

Baseando-se em 500 entrevistas feitas pela consultora de mercado, Penn, Schoen & Berland (PSB), o estudo visa compreender a forma como as elites políticas vêm e aceitam o Lobbying.

No total dos 15 países abrangidos pelo estudo e do núcleo político de Bruxelas, o lobbying foi considerado uma actividade contributiva para a democracia.

 

Neste ponto, os resultados mais altos foram os da Hungria e Itália, com cerca de 67% dos inquiridos a referirem a utilidade do lobbying.

 

Por sua vez, na Polónia apenas 3% consideravam o lobbying como uma actividade de contributo positivo.

 

Trata-se do quarto estudo sobre lobbying divulgado pela Burson-Marsteller, sendo porém o primeiro a ir além das instituições políticas de Bruxelas.

Alguns dos resultados foram uma surpresa para os que ainda acreditavam nas recepções de luxo.

 

Apenas 2%dos políticos que trabalham nas instituições europeias dizem que eventos de luxo, como jantares ou cocktails,contribuem de alguma forma para a partilha de informações com os grupos de interesse. 

 

No total dos inquiridos, almoços e jantares eram preteridos por 8%, enquanto que os pequenos-almoços tiveram o valor mais alto com 13%.

A questão da transparência é também um dos grandes temas desta publicação.

 

Dos políticos consultados 64% consideram muito relevante que os lobbistas se identifiquem como pertencentes a um respectivo grupo de interesse.

 

A declaração de interesses é assim considerada mais importante do que os canapés.

publicado por paradiselost às 11:17

Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11

24

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sobre mim e autores
pesquisar
 
links
blogs SAPO