Comunicar pode ser fácil... Se no tempo que a vida nos permite procurarmos transmitir o essencial, desvalorizar o acessório e contribuir, num segundo que seja, para que a mensagem se assuma como tal e não como um universo de segredos...

03
Dez 08
O Bundesrat, câmara alta do parlamento alemão, chumbou uma lei antiterrorista que previa a atribuição de maiores poderes à Polícia Criminal Federal (BKA) na investigação de crimes graves.

Entre esses poderes estava a possibilidade de exigir material de trabalho a jornalistas, numa clara violação do direito à protecção das fontes.

Lamentando que leis similares à que foi chumbada na Alemanha estejam em vigor na Suécia e no Reino Unido, o presidente da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), Arne König, considerou este chumbo como “uma vitória muito importante para a liberdade de imprensa na Alemanha e na Europa”, agradecendo o empenho dos sindicatos alemães nesta matéria.

Um estudo recente da Privacy International sobre os efeitos da legislação antiterrorista na Europa revelou que estas leis afectaram seriamente a liberdade de expressão nos média, deram um contributo muito fraco para a luta contra o terrorismo e parecem ter sido usadas abusivamente para proteger interesses políticos dos governos.

O referido relatório, intitulado “Speaking of Terror: A survey of the effects of counter-terrorism legislation on freedom of the media in Europe”, está disponível em http://www.privacyinternational.org/issues/terrorism/speakingofterror.pdf
publicado por Marco Freitas às 12:04

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
13

14
15
18
20

21
22
24
25
26
27

29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Sobre mim e autores
pesquisar
 
links
blogs SAPO