Comunicar pode ser fácil... Se no tempo que a vida nos permite procurarmos transmitir o essencial, desvalorizar o acessório e contribuir, num segundo que seja, para que a mensagem se assuma como tal e não como um universo de segredos...

10
Jan 17

capas de jornais.tiff

 

Os media estão a mudar na Madeira?!   Os indicadores que avisam para a crise vivida nas empresas de media, nacionais e internacionais, e para o momento periclitante do papel do jornalismo na sociedade estão aí, bem visíveis.  

Um dos sintomas de enfermidade que mais tem sido apontado ao sector decorre da sua incapacidade para fazer frente à pressão informativa e comercial promovida pelo mundo digital.   A verdade, porém, é que este mundo digital também se tem apresentado como mecanismo de oportunidades para os mass media. Comungo da ideia que o "digital" ainda é um instrumento sub-aproveitado pelos media tradicionais.  

Curiosamente, ou não, em relação ao sector na Madeira tenho um ponto de vista que difere do comumente partilhado. Com probabilidade de não colher muita concordância, atrevo-me a afirmar que o sector na Madeira parece evidenciar  dinâmica. Um sinal de esperança. Um pouco contra ciclo.  

Um dos primeiros sinais derivou do trabalho do Governo Regional para resolver o futuro do JM-Madeira, o projecto editorial que herdou o pesado passado do JORNAL da Madeira.  Editorialmente, o novo projecto veio trazer uma lufada de ar fresco, apesar da aposta menos dinâmica na versão digital, e mostrou que havia e há profissionais competentes naquele edifício da Fernão Ornelas, cuja capacidade foi enjaulada numa guerrilha de interesses que menosprezou a defesa da sua independência e prejudicou o desenvolvimento das suas carreiras. Espera-se que as mudanças sejam efectivas e irrevogáveis.  

Por seu turno, o Funchal Noticias, o nativo digital da Madeira, já conquistou espaço e pode vir a confirmar-se como uma boa surpresa a médio prazo, apesar das críticas à sua política editorial.  

 

Ainda no palco digital é importante assinalar a crescente importância de blogs e sites da autoria de ex-jornalistas madeirenses, com a particularidade de se dedicarem a áreas especificas, entre elas o shipping e a navegação, a aviação e a inevitável realidade da politica. A sua influência é crescente e focalizada.  

 

A renovação do Tribuna da Madeira no plano digital veio trazer um posicionamento mais fresco a este semanário que assim decidiu aventurar-se na informação diária. Uma opção sábia.  

Inevitavelmemte, uma nota para o novo impulso do Diário de Notícias da Madeira tanto na edição em papel como na versão digital. Como sempre, o DN Madeira volta a marcar tendências e a arriscar com o objectivo de não só manter a liderança no sector como também de contribuir para a melhoria da sua qualidade.   Ao DIÁRIO, neste tempo de encruzilhadas cinzentas, pede - se o equilíbrio necessário.   

Uma chamada de atenção ainda para o recem criado  O Jornal Económico que apostou numa edição conjunta para a Madeira, privilegiando as realidades económicas da Região. Até ver, o primeiro e grande mérito deste separador online do Jornal Económico é o de voltar a oferecer espaço editorial no segmemto economia, perdido nos últimos anos com o fecho dos grandes suplementos dos titulos locais.  

 

Em suma, independentemente da crise, a dinâmica e o esforço de inovação verificado de uma forma transversal em todos os títulos impressos madeirenses, acompanhados pela óbvia e natural ligação dos audiovisuais à rede digital, são sinais muito interessantes deste sector numa Região e num mercado muito pequeno.   Acredito que se forem acompanhados por uma maior maturidade de muitos dos intervenientes sociais, económicos e políticos, habituais fontes de notícia, será possível assegurar o futuro saudável dos nossos meios de comunicação social. O benefício será de todos.   Marco P. Freitas

publicado por Marco Freitas às 12:11

Janeiro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Contador de Visitas
Sobre mim e autores
pesquisar
 
links
Logo do astrisco*comunicar
blogs SAPO