Comunicar pode ser fácil... Se no tempo que a vida nos permite procurarmos transmitir o essencial, desvalorizar o acessório e contribuir, num segundo que seja, para que a mensagem se assuma como tal e não como um universo de segredos...

03
Mai 11

 

 

 

(Artigo publicado no DN Madeira, dia 2 de Maio de 2011)

 

Tem anos. Numa conferência sobre o futuro económico da Madeira, Braga de Macedo dizia que chegara a altura da Região dar, como já tinha feito no passado, mais um  “salto de rã”. Isso significava que deveria forçar mais uma escala no seu desenvolvimento. A ideia ganha força aplicada ao quadro actual em que as economias se inserem: competitivo, conectado e sedento de novas soluções.

Nesta fase crítica, haverá consenso de que é preciso um melhor posicionamento internacional da Madeira e uma melhor gestão dos recursos ao seu dispôr. Soluções?! Talvez hajam algumas... Por exemplo, a ideia (pacífica?!) de que a RAM pode ter um BI único que potencie uma opinião externa, ampla e positiva, favorecendo todas as suas áreas de intervenção em qualquer mercado internacional. Ou seja, a exploração aglutinada de uma marca “Madeira”.

Há regiões muito competitivas por desenvolverem uma actividade específica e de, paralelamente, potenciarem uma série de outras que ajudam a atrair receitas. Conhecem bem estes casos quem defende a necessidade de haver um fio condutor que relacione todas as actividades económicas regionais. Por defeito endógeno,  temos uma enorme dificuldade em partilhar um destino e objectivos comuns, mantendo isolada a promoção das diversas actividades económicas.

No plano estrito da comunicação, atrevo-me a sugerir que a componente “Ambiente” pode muito bem ser o suporte comum para organizar uma promoção global do nome Madeira, envolvendo as vertentes económica, empresarial, social e cultural. Tal, na presunção de que, com uma aposta forte na investigação e inovação, com um ambiente saudável e alta rentabilização dos nossos recursos, poderemos assegurar mais-valias a quem nos visita, em lazer ou negócios,  criando conexões para incrementar o tecido empresarial regional.

 

Marco Paulo Freitas

Consultor de Comunicação

publicado por Marco Freitas às 11:01

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Sobre mim e autores
pesquisar
 
links
blogs SAPO