Comunicar pode ser fácil... Se no tempo que a vida nos permite procurarmos transmitir o essencial, desvalorizar o acessório e contribuir, num segundo que seja, para que a mensagem se assuma como tal e não como um universo de segredos...

03
Mai 11

 

 

 

(Artigo publicado no DN Madeira, dia 2 de Maio de 2011)

 

Tem anos. Numa conferência sobre o futuro económico da Madeira, Braga de Macedo dizia que chegara a altura da Região dar, como já tinha feito no passado, mais um  “salto de rã”. Isso significava que deveria forçar mais uma escala no seu desenvolvimento. A ideia ganha força aplicada ao quadro actual em que as economias se inserem: competitivo, conectado e sedento de novas soluções.

Nesta fase crítica, haverá consenso de que é preciso um melhor posicionamento internacional da Madeira e uma melhor gestão dos recursos ao seu dispôr. Soluções?! Talvez hajam algumas... Por exemplo, a ideia (pacífica?!) de que a RAM pode ter um BI único que potencie uma opinião externa, ampla e positiva, favorecendo todas as suas áreas de intervenção em qualquer mercado internacional. Ou seja, a exploração aglutinada de uma marca “Madeira”.

Há regiões muito competitivas por desenvolverem uma actividade específica e de, paralelamente, potenciarem uma série de outras que ajudam a atrair receitas. Conhecem bem estes casos quem defende a necessidade de haver um fio condutor que relacione todas as actividades económicas regionais. Por defeito endógeno,  temos uma enorme dificuldade em partilhar um destino e objectivos comuns, mantendo isolada a promoção das diversas actividades económicas.

No plano estrito da comunicação, atrevo-me a sugerir que a componente “Ambiente” pode muito bem ser o suporte comum para organizar uma promoção global do nome Madeira, envolvendo as vertentes económica, empresarial, social e cultural. Tal, na presunção de que, com uma aposta forte na investigação e inovação, com um ambiente saudável e alta rentabilização dos nossos recursos, poderemos assegurar mais-valias a quem nos visita, em lazer ou negócios,  criando conexões para incrementar o tecido empresarial regional.

 

Marco Paulo Freitas

Consultor de Comunicação

publicado por Marco Freitas às 11:01

Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Contador de Visitas
Sobre mim e autores
pesquisar
 
links
Logo do astrisco*comunicar
blogs SAPO